:: Pisoduro Espargido ::

Pisoduro® espargido, é um piso composto de agregados minerais e cimento, misturados a seco e aplicados manualmente por espargimentopara proteção anti-abrasiva de pisos industriais. Entram na composição do Pisoduro® grãos de quartzo rolados em granulometria dosada que se enquadram na curva de Fuller.




O Pisoduro® é aplicado sobre a superfície de concreto do piso ainda porém já nivelado, incorporando-se a sua estrutura, formando uma camada superficial de alta resistêcia à abrasão. A mistura de Pisoduro® é cimento, espargido a seco sobre o concreto fresco, absorve a água de amassamento exsudada, formando uma massa plástica, que é incorporada ao piso manualmente com desenpenadeira de madeira.

Essa camada superficial, de aprocimadamente 2 a 3mm de espessura, confere ao piso uma extraordinária resistência ao desgaste produzido por abrasão, bem como pelo arraste de cargas típico de áreas sujeitas ao tráfego de empilhadeiras, veiculos dotados de rodas de ferro e outros. O revestimento Pisoduro® pode ser transformado anti-poeira mediante raspagem da nata de cimento superficial com politriz, aplicando pedraesmeril grana 36. Para transforma-lo resistente aà absorção de óleos, graxas ou outras substância químicas, o revestimentopreviamente raspado deve ser tratado com selador apropriado a sua superfície até sua completa saturação e inicio de formação de película.

Indicação
Características
•Depósitos, armazéns e almoxarifados
•Áreas de carga e descarga
•Corredores de tráfego
•Hangares
•Indústria de fiação e tecelagem
•Indútrias gráficas e outros



•Alta resistência à abrasão
•Alta resistência a esforços de arrastamento
•Anti-poeira (acabamento raspado)
•Resistêcia a altas e baixas temperaturas
•Resistência ao ataque de óleos, graxas e substâncias químicas (com tratamento de selador apropriado)
•Não tóxico
•Fácil aplicação e baixo custo
•Baixo consumo: 4Kg/m² a 6Kg/m²

Suas características físicas são um mix de agregados e cimento cuja combinação apresenta-se granulado sêco. O teor mínimo de cimento do concreto é de 350 Kg/cm². O concreto do piso pode ser lançado em faixas alternadas de até 3m de largura, mediante vibração convencional a acabamento superficial. O Pisoduro® misturado ao cimento no traço 1:3 é espargido a sêco, manualmente ou por maquina do tipo "SPREADER", por igual sobre a superfície recém preparada. Recomenda-se a utilização de um gabarito de madeira de 1m x 1m para delimitar à área de 1m², e um recipiente que comporte a quantidade de 4Kg ou 6Kg de mistura Pisoduro®/cimento para distribuí-la nesse espaço conseguindo-se assim uma melhor e mais exata distribuição no espargimento da mistura. Assim que a mistura de Pisoduro® / cimento tenha absorvido a água de exsudação do concreto, caracterizado por seu escurecimento, será incorporada à superfície manualmente, com desempenadeira de madeira. O acabamento final pode ser feito manualmente, com desempenadeira metálica ou mecanicamente com Rotoalizadora.

O tratamento final da superfície com a rotoalizadora, que remove o excesso da água de amassamento tamponando os capilares, é recomendável para obtenção de resistências adicionais. A cura deve ser indicada logo após concluído o acabamento superficial cobrindo-se o piso com lonas plásticas por, no mínimo 7 dias ou, se for caso, até o inicio de raspagem de nata de cimento, mantendo o mesmo permanentemente umedecido molhando-o em intervalos de 6 a 12 horas conforme as circunstâncias locais. Em instalações industriais em geral, o acabamento por desempenadeira metálica é padrão. Para locais onde se procura evitar a formação de poeira, a nata de cimento que se acumula na superfície pode ser removida mediante raspagem até o afloramento dos grãos de Pisoduro®. Essa raspagem é feita com politriz usando pedra esmeril de grana 36 quatro a cinco dias após seu lançamento.

Nos locais que o Pisoduro® esteja em contanto constante com óleos, graxas e gorduras, poderá impregnar-se dessas substancias, que poderão atacar o cimento, provocando a desagregação do piso. Nesses casos para protegê-lo aplica-se um selador apropriado, cujo efeito de preenchimento dos capilares impede o ingresso de substancias quimicamente agressivas. Após raspada a superfície do piso, e a nata de cimento removida com o piso plenamente seco, aplica-se o selador em numero suficiente de demãos até o inicio da formação de película. A cura da argamassa Pisoduro® é fundamental para a obtenção de pisos isentos de micro-fissuras e, consequentemente, de grandes resistências finais.

A cura adequada é ainda importante para controlar as tensões geradas pela desidratação da argamassa que, se for muito acelerada, pode provocar o seu destacamento, com conseqüências danosas para  piso. Utilizar sempre na argamassa Pisoduro® cimento do mesmo tipo e procedência que o empregado no contrapiso ou na laje de concreto sobre a qual será aderido. Se o piso for executado com concreto, o fornecedor deverá informar o tipo e marca do cimento que utilizou. No caso de aplicações em áreas externas, cuidados especiais deverão ser tomados para proteger o revestimento Pisoduro® dos efeitos nocivos de insolação direta e de corrente de ar.

O Pisoduro® é acondicionado em sacos plásticos com capacidade de 25Kg. Armazenado em condições adequadas e mantido na embalagem original o produto não tem prazo de validade.

Tabela de resistências mecânicas - Segundo a Norma Brasileira - NBR11801

Grupo
Solicitação
Desgaste percurso 1000m

A
Solicitação predominante por abrasão causada pelo arraste e rolar de cargas pesadas, tráfego de veículos de rodas rígidas e por impactos de grande intensidade
≤ 0,8 mm
B
Solicitação por abrasão causada pelo arraste e rolar de cargas medias, tráfego de veículos de rodas rígidas, trafego intenso de pedestres e por impactos de pequena intensidade.
0,8 a 1,6 mm
C
Solicitação predominante por abrasão causada pelo arraste e rolar de cargas leves, tráfego de veículos de rodas macias e trânsito pouco intenso de pedestres.
1,6 a 2,4 mm

Tabela Comparativa - Desempenho do Pisoduro® frente ao requisito da Norma Brasileira NBR11801 para o grupo A

Categoria
Desgaste percurso 1000m
A
≤ 0,8 mm
Pisoduro®
0,7 mm

Ensaios de abrasão foram realizados nos Laboratórios Falcão Bauer, São Paulo.
Demais ensaios foram realizados no CIENTEC/Porto Alegre e na UCPEL/Pelotas.